Logotipo IOB
central de vendas
0800 997 0463

Central de Ajuda IOB

Categorias
Sou novo aqui

Como funciona a Validação Tributária?

Após emitir e armazenar os documentos ficais eletrônicos, eles precisam de uma cuidadosa verificação para garantir que estejam conforme as exigências legais vigentes e suas constantes atualizações. A validação tributária irá auxiliar na verificação das notas, conferindo se foram tributadas corretamente.

  1. Do lado superior esquerdo, acesse o menu "Tributária > Gestão > Documentos Fiscais", selecione "NF-e > Saída" e serão apresentadas as notas emitidas pela sua empresa.
  2. Na coluna "Validação Tributária" será apresentado um dos status, indicando se a nota está:
  • Sem validação;
  • Conformidade: está tudo correto;
  • Advertência: apenas um alerta, que algum tributo ou imposto desta nota não está 100% certo;
  • Divergência: significa que alguma informação desta nota está errada, e o validador já apresenta qual deveria ser a correta. 
  • Cada um dos status é representado por uma cor: "Aguardando Validação = cinza", "Divergência = vermelho", "Advertência = amarelo" e "Conformidade = verde".
  1. Ao clicar no resultado, será direcionado para a tela "Detalhes da Validação";
  2. Clique no "X" e após em "Criar cenário de origem ou de destino", selecione as opções e para salvar, clique em "Criar";
  3. Para verificar as informações, clique sobre a opção que deseja, e será aberta a tela do validador informando qual tributação está incorreta;
  4. Clique na "seta para baixo (v)" e apresentará as informações da nota e ao lado, outro quadro demonstrado quais seriam os cálculos corretos. Nesta tela, quando clicar no botão: "Detalhes" você verá as informações detalhadas de como a IOB chegou neste resultado:
  • Memória - Base de cálculo: com o cálculo realizado para validação e como chegamos nessa base de cálculo;
  • Base Legal: como chegamos as alíquotas sugeridas;
  • Condições: informações complementar, exemplo: desde quando a regra está valendo, até quando ela irá valer;
  • Consulta CEST: consulta ao código CEST, onde o sistema mostrará as opções que poderá utilizar, caso o utilizado seja apontado como incorreto.

Atenção: Os status representados acima são apenas um alerta, caso a nota apresente o status: "Divergência", verifique com seu contador, pois se trata de um erro.

Importante: Os cenários são criados automaticamente pela IOB! No entanto, caso não reflitam a devida classificação, podem ser editados. Desta forma, a validação tributária respeitará essa configuração na próxima nota.

Observações: 

  • Clicando no ícone "i" (informação) o sistema mostrará orientações sobre as regras aplicadas;
  • Caso possua dúvidas referentes qual informação preencher em sua nota, entre em contato com o seu consultor tributário ou com órgão competente do seu estado.

Este conteúdo foi útil?

Sim

Não