O QUE AS PESSOAS QUEREM SABER
É uma solução que auxilia o dia a dia de empresas e escritórios contábeis. Com a assinatura eletrônica e digital você se livra do papel e da caneta e assina seus documentos de forma totalmente segura e prática para assinar documentos digitalmente de qualquer lugar. Gerencie todas as etapas de assinatura e feche negócios em um piscar de olhos.
Sim. Nossa plataforma permite identificar e autenticar os signatários, fazendo com que ele crie uma conta gratuita e exclusiva para assinar os documentos enviados pelo IOB assinador e ainda temos mais de um fator de autenticação.
De uma forma simples, a assinatura eletrônica é uma maneira de assinar documentos digitalmente sem a utilização de mecanismos de criptografia, ou seja, não é necessário utilizar um certificado digital. E a assinatura digital é criptografada e exige o uso do certificado digital no padrão ICP-Brasil.
Sim. A regulamentação se deu por meio da Medida Provisória 2.200-2, de 2001, conforme artigo 10:
“Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória.§ 1º As declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil presumem-se verdadeiras em relação aos signatários, na forma do art. 131 da Lei 3.071, de 1º de janeiro de 1916 – Código Civil”.
Hoje em nossa plataforma só é possível o uso do certificado A1.
O processo do IOB Assinatura contempla Assinadores, Testemunhas que também assina e um perfil de Acompanhador que acompanha todo o fluxo em notificações, mas não assina. O acompanhador também pode visualizar o documento, verificar quem já assinou e fazer download.
Sim. O IOB Assinatura tem o conceito de envelope, ou seja, pode conter mais de um documento dentro do mesmo fluxo de assinatura.
Os três perfis, assinador, testemunha e acompanhador pode a qualquer momento entrar no portal IOB Assinatura e verificar todo o histórico do fluxo aos quais participaram, podendo visualizar os documentos diretamente no portal e também fazer o download.
A qualquer momento é possível, quantas vezes forem necessário, o reenvio do link para completar o processo da assinatura.
Sim. A partir do momento que o fluxo esteja em andamento é possível ter acesso ao download tanto do documento assinado quanto ao Parecer Técnico com informações relevantes de segurança da assinatura tais como: quem foram os assinadores, testemunhas e acompanhadores, localidade da assinatura com data e hora, IP da máquina onde foi assinado, etc, além de conter código de barras para consulta da autenticidade do documento que foi assinado.