que bom ter você aqui
Prepare-se com a IOB para a nova temporada de Imposto de Renda! Reunimos um conteúdo completo para você preencher a declaração corretamente, entregar no prazo e obter sua restituição!
entenda
É preciso prestar contas de todos os seus ganhos, como salários, aluguéis, venda de imóveis, investimentos, entre outros. Além de informar todo o seu patrimônio existente no ano anterior.
pontos-chaves
Declaração completa, para deduções referente à saúde, educação e previdência, ou a simplificada, com desconto padrão.
A entrega das declarações começou no dia 15 de março e segue até o dia 31 de maio. Prepare-se para não atrasar!
Em 2024, contribuintes com rendimentos tributáveis a partir de R$ 30.639,90 no ano anterior têm obrigação de declarar.
alíquotas
Confira a seguir como fica a tabela de alíquotas para o cálculo:
pontos importantes
Alguns tipos de despesas médicas, educacionais, pensão alimentícia, dependentes, previdência privada, gastos profissionais (autônomos) e doações.
O calendário de restituição terá 5 lotes: 31 de maio, 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.
É possível consultar no site oficial ou aplicativo da Receita Federal informando apenas CPF e data de nascimento.
VOCÊ PRECISA SABER
O IRPF é o Imposto de Renda de Pessoa Física, calculado conforme os rendimentos anuais de cada cidadão brasileiro. Já o IRPJ é o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, calculado de acordo com o regime tributário de cada negócio.
É preciso se cadastrar no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e possuir um código de acesso. Neste portal você poderá conferir o status da declaração, imprimir a guia de pagamento, identificar parcelas em atraso e declarações anteriores.
O governo dá prioridade a idosos, portadores de deficiências ou moléstias graves, e contribuintes com magistério. Na sequência vale a ordem de entrega das declarações, portanto, se organize para entregar a sua o quanto antes!
Tenha em mãos os recibos de valores dedutíveis e preencha a declaração com calma para evitar erros. Não omita nenhum rendimento para não ter problemas!
Em caso de erro ou esquecimento, você pode enviar uma declaração retificadora. Também pode haver imposto e multas a pagar.