conscientização
O golpe mais utilizado e efetivo da atualidade. São enviados e-mails, SMS ou notificações falsas, se passando por empresas ou instituições confiáveis. Os golpistas tentam roubar informações pessoais sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.
O criminoso tenta manipular a vítima para obter informações pessoais sensíveis, como senhas ou números de cartões de crédito. Esse tipo de golpe geralmente ocorre por telefone ou e-mail.
O golpista se passa por um funcionário de suporte técnico de uma grande empresa, como Microsoft ou Apple, e tenta convencer a vítima a instalar um software malicioso ou pagar por serviços falsos.
São criados sites falsos de e-commerce ou anúncios de produtos inexistentes. Os golpistas frequentemente distribuem boletos fraudulentos por e-mail, WhatsApp ou sites falsificados, que replicam o visual de instituições legítimas.
É quando alguém obtém acesso não autorizado à sua conta do WhatsApp, permitindo que essa pessoa veja suas mensagens, contatos e até mesmo envie mensagens em seu nome. Geralmente, o golpista pede seu código de verificação do WhatsApp, que é enviado por SMS ao instalar o aplicativo em um novo dispositivo.
O golpista cria um perfil falso no WhatsApp com a foto e o nome da pessoa conhecida, mas com um telefone diferente. Envia mensagens para os contatos pedindo dinheiro ou fazendo solicitações urgentes. Costuma usar a desculpa de ter trocado de número, ou adquirido mais um.
cuidados
ações necessárias
Envie um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “CONTA HACKEADA – DESATIVAÇÃO DE CONTA”, relate o ocorrido e siga as instruções;
Em posse de todas as informações, procure a delegacia mais próxima da sua casa, ou registre um boletim de ocorrência online;
Peça para amigos e familiares excluírem o telefone clonado de grupos e alertarem o máximo de contatos em comum sobre a situação.
Entre em contato com o banco e tente bloquear o valor transferido;
Providencie cópias (prints) das conversas realizadas, bem como dos comprovantes de pagamento;
Em posse de todas as informações, procure a delegacia mais próxima da sua casa, ou registre um boletim de ocorrência online.
Levante as seguintes informações:
Essas informações devem ser encaminhadas para o e-mail support@whatsapp.com solicitando que o falso perfil seja imediatamente retirado do ar.
Temos o time de Onboarding, que cuida da implantação, consultoria e migração de sistemas, quando contratado o serviço. Nesses casos específicos, nosso time entra em contato com os clientes para acompanhar cada etapa do processo.
Nossos clientes recebem o boleto automático por um desses e-mails:
Disponibilizamos os seguintes canais para geração de boletos:
quer falar com a IOB?
Nosso time está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30 (exceto em feriados).
Ligue para 0800 724 7900, ou consulte o chat online pelo software (Minha Área, Fale Conosco).
Clique em “Posso ajudar” dentro do software, ou acesse a página areadocliente.iob.com.br.
Contratou nossa consultoria especializada? Acesse o site: consultoriachat.iob.com.br
portal de privacidade
17 de setembro | são paulo - SP
Viva uma experiência imersiva e inspiradora com palestras, tecnologias e muito networking. Vamos falar sobre Reforma Tributária, Inteligência Artificial, entre outros temas relevantes para o futuro do seu negócio.