passo a passo
Está se preparando para emitir o MDF-e em seu negócio? Continue lendo para saber as informações e os documentos essenciais que você vai precisar.
obrigatoriedade
importância
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais foi criado para simplificar a fiscalização e o rastreamento de cargas em circulação no país. Este documento pode unificar e vincular a uma única carga várias notas fiscais e conhecimentos de transporte da operação.
TENHA EM MÃOS
importante saber
integração
Para transmitir seu Manifesto de Documentos Fiscais à Sefaz, garantindo a conformidade do seu negócio, você vai precisar de um sistema homologado, ou seja, que atenda às normas da Receita Federal. Quer emitir de um jeito fácil e ágil no dia a dia? Nós temos a solução!
atenção
O MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) deve ter emitido em todas as operações intermunicipais ou interestaduais de transporte de cargas, tanto de prestadoras de serviço quanto de empresas com veículos próprios ou contratados.
PERGUNTAS FREQUENTES
Você pode consultar o site da Sefaz (Secretaria da Fazenda) do estado em que sua empresa está inserida para conferir se está liberada a emissão de MDF-e.
Será preciso informar a placa no veículo, o número do Renavam, a categoria do veículo, o tipo de rodado e o estado onde ele foi registrado.
É essencial informar o nome completo e o CPF da pessoa condutora do veículo envolvido na operação do MDF-e.
Procure descrever o produto envolvido no MDF-e de forma específica, citando a natureza da carga, o tipo de produto, quantidade, unidade de medida e outros detalhes relevantes como marca ou embalagem utilizada.
É importante citar no MDF-e o número e a série do CT-e ou da NF-e, a chave de acesso do documento, a data de emissão e o valor da mercadoria.