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Como transmitir um arquivo SPED?

Nesta rotina será detalhado como realizar a transmissão do seu arquivo EFD Contribuições ou EFD ICMS/IPI via automação SPED.

  1. No canto superior esquerdo, acesse o menu "Tributária > Obrigações > Automação SPED";
  2. Ao lado direito da página "Automação SPED", clique no botão "+Importar arquivo SPED";
  3. Clique para selecionar o arquivo ou arraste o mesmo para fazer o upload, após finalizado, clique em confirmar; 

Observação: A atualização é atualizada automaticamente a cada 30 segundos, mas poderá clicar a qualquer momento no botão “Atualizar” no menu superior direito.

  1. Validação PVA – Esta validação verificará inconsistências em seu arquivo de acordo com os parâmetros da receita federal.

Aguarde a validação, caso ocorra erro, clique sobre o arquivo, verifique o relatório de pendências, corrija os erros em seu sistema gerador do arquivo, após correções acesse o menu de ações “(...)”, selecione “Reenviar” para importar novamente o arquivo e se foi validado sem erros aguarde o processamento automático para próxima etapa.

  1. Validação Auditor – Esta validação verificará o conteúdo de seu arquivo de acordo com as regras tributárias. 

Observação: Este serviço só será habilitado para empresas que foram selecionadas no campo “Auditoria” do menu “Preferências” no canto superior direito, esta função possui contrato e limite de licenças, caso não esteja selecionado seguirá para próxima etapa.

Aguarde a auditoria, será gerado um relatório de ocorrências que pode ser consultado clicando sobre o registro, serão gerados relatórios separados por grau da pendência (Alta, Média e Baixa), analise as pendências, caso faça correções deverá passar pela etapa de validação novamente, caso não queira corrigir ou não ocorra pendências acesse o menu de ações “(...)” e clique em autorizar.

  1. Assinar: Esta etapa realiza a assinatura dos seus arquivos.

Observação: Este serviço poderá ser realizado automaticamente se habilitado o campo “Assinatura” do menu “Preferências” no canto superior direito, esta função realiza a assinatura e transmissão.

Caso não tenha optado pelo processo automático, acesse o menu de ações “(...)” e clique em “Assinar”, aguarde o processamento da assinatura, caso ocorra erros clique no arquivo para verificação.

  1. Transmissão: Esta etapa realiza a assinatura dos seus arquivos.

Caso não tenha optado pelo processo automático, acesse o menu de ações “(...)” e clique em “Autorizar”, aguarde o processamento da transmissão, caso ocorra erros clique no arquivo para verificação e correção.

  1. Concluído:  Seus arquivos processados ficarão neste campo para consultas posteriores.

Clicando sobre o arquivo é possível realizar o download do recibo de transmissão.